Ações culturais

Nesse espaço mostraremos todos os eventos e serviços que o Pássaro Liberto pode oferecer. Caso esteja interessado em algum, entre em contato conosco.

Biblioteca Solidária Professora Aparecida de Jesus Ferreira

Montamos uma biblioteca em parceria com a Casulo Casa Colaborativa destinada a mulheres acolhidas pela Casulo Social e por outros grupos e projetos sociais. O empréstimo somente pode ser feito pelas mulheres às quais se destinam o acervo e aos seus filhos e filhas. Contudo, qualquer pessoa pode visitar e ler os livros da nossa biblioteca, desde que dentro de sua sede, a Casulo. Todos os títulos da biblioteca foram doações e você também pode contribuir doando. Saiba mais clicando aqui. A biblioteca solidária também foi selecionada para participar do Programa Recode Bibliotecas 2020 e faz parte do Conecta Biblioteca.

Oficina de Lambe-lambe

Nossa equipe oferece uma oficina teórico-prática de lambe-lambe. Contamos a origem e história dessa arte urbana e ensinamos como criar cartazes de lambe-lambe. A iniciativa tem como objetivo, além da divulgação desse movimento de linha crítica, a motivação da produção artística, especialmente da poesia. Entre em contato conosco para ver quanto custa contratar esta ação cultural.

Feira de troca de livros

A feira de troca de livros tem como objetivo promover a circulação de livros sem gerar custos. Para tanto, a ação funciona na dinâmica de alguém trazer um exemplar e poder trocar por qual livro quiser que esteja disponível na feira. Assim, os participantes podem adquirir novos títulos e fazer com que os livros que eles lerem e trouxeram para a troca possam chegar nas mãos de novos leitores.

Exposição fotográfica: A volta aos mundos de 8 livros – viagens do Porco Napoleão

A proposta “As viagens do Porco Napoleão” reúne oito fotos áudiodescritas do personagem Porco Napoleão em cenários literários. Com o recurso da audiodescrição o objetivo é incentivar o público a tentar descobrir quais são os cenários recriados nas fotografias e a conhecer o recurso de acessibilidade. A audiodescrição pode ser entendida como uma tradução de uma informação em uma linguagem (a visual) em uma segunda linguagem (sonora ou textual) considerada uma tecnologia comunicação assistiva. A ação acontece em dois momentos: no primeiro as pessoas estarão vendadas e caminham pela exposição apenas ouvindo a audiodescrição. Depois de percorrida a exposição, o público pode tirar as vendas e observar as fotografias conferindo se as imagens criadas pela imaginação de cada um correspondiam com o exposto.

Desafio Literário 2019

Lançando em março de 2019, o desafio tem como objetivo promover a leitura de jovens de 14 a 17 anos, premiando os participantes que cumprirem o desafio ao final do ano. São cinco categorias de livros que o participante deve buscar ler: um livro escrito por uma mulher; um livro escrito por um homem negro/uma mulher negra; um livro de literatura clássica; um livro de poemas e um livro infantil. Confira mais no nosso edital.